Exibir página para impressão

Giro do LNB: Sinal 75% qualidade 0%

Apontamento de satelites, dicas, problemas comuns, historias de instaladores

Giro do LNB: Sinal 75% qualidade 0%

Mensagempor jfm » 31 Mar 2013, 23:11

Boa noite,

É meu primeiro post. Me perdoe a falta de termos tecnicos. Estou com um duosat prodigy nano, duas antenas de 60cm. Apontei uma para o C2 (dados do dishpoint) e outra para os hispasat. Na primeira tentativa que fiz o sinal foi em quase 80%, e qualidade 75%...iniciei a busca e apareceram quase 200 canais TV. Porem todos canais aparecia como "canal decodificado" com exceção do canal ESCURO. Ai comecei a mexer nas antenas e nos LNB, e pra encurtar a historia depois de mais de 5 horas subindo e descendo escada nunca mais apareceu sinal de qualidade...apenas 0%. Mudei enumeras vezes o angulo da parabola,e tambem do lnb. por favor me ajudem. ja configurei o TP com 11130/29900 e o LNB com 9750/10600, mas não aparece mais nem 1% de qualidade.
Devo insistir nos ajustes dos angulos?
Na primeira tentativa porque o canal aparecia decodificado?

abraços
jfm
Novato
Novato

Receptor:: duosat prodigy nano

Re: Sinal 75% qualidade 0%

Mensagempor rodrigues22 » 01 Abr 2013, 07:16

sinal so aparece pq seu lnb ta operando bem,qualidade so aparece quando vc encontra o sinal do satelite,neste caso vc nao ta em nenhum satelite,marque com fita isolante quando vc encontrar o satelite assim facilita vc encontrar caso saia.
quanto a codificado e pq vc nao configurou sks e ativou deixando ligado.
Imagem
rodrigues22
Moderador
Moderador

Receptor:: az/elite/bravoo

Mensagempor jfm » 01 Abr 2013, 09:26

Obrigado, irei fazer outros apontamentos hoje. Quanto ao satelite de recebimento qual devo usar, telstar12 ou hispasat?
Outra coisa, o rodrigues22 disse em que não configurei sks e ativei deixando ligado. Eu devo deixar sks ligado pois é 2 antenas não é? O iks nesse momento estava ligado também,agora desliguei. Como devo deixar o sks e o iks?
jfm
Novato
Novato

Mensagempor jfm » 01 Abr 2013, 23:16

Boa noite amigos,

É com muita tristeza que venho postar...direcionei as antenas de acordo com as coordenadas do dishpoint o C2 53,4° elevação com giro do LNB-42,3° na minha localidade e apontando para a referencia no bairro, fiz isso para ambos satelites, tanto C2 como hispasat, e o sinal continua em torno de 72% c2 e 65% hispasat, mas a qualidade continua em 0%...nenhum pontinho subiu. Não sei mais oque fazer. Me ajudem pelo amor de DEUS.
jfm
Novato
Novato

Mensagempor rrodri22 » 02 Abr 2013, 09:27

Olá Pessoal,

Acabei de me regitrar, também sou novato! Acho que estou com o mesmo problema do amigo JFM ou bem parecido.
Gostaria de aproveitar este tópico para também pedir ajuda, eu tenho um receptor LS300 Logicsat e um PC30.
Ambos estão funcionando com intensidade de 90% e qualidade de sinal variando de 71% a 74% porem todos os canais estão bloqueados (aparece a imagem CODIFICADO), também fiz a busca cega e aparece mais de 200 canais porem todos CODIFICADOS, esse problema tem uns 7 dias! Alguém poderia me ajudar ?
rrodri22
Novato
Novato

Receptor:: LS 300

Mensagempor rrodri22 » 02 Abr 2013, 11:49

Olá Maxximus

Obrigado pela dica do nome! Quanto a pergunta se estava funcionando: Sim estava funcionando até uma semana atrás, algumas vezes travava um pouco e depois voltava ao normal, mas agora não voltou mais ....
-O PC30 eu havia atualizado no dia 25 de janeiro com atualização mais recente postada no dia 24/01(PC30_20130124v5.1-maz.skf) e ontem anoite eu atualizei com a mesma versão e nada !!!
-O LS300 eu nunca atualizei, e ainda não sei como, se alguém tiver um tutorial para me informar eu ficarei muito agradecido.
-Quanto ao servidor fora do ar; não entendi o que você quis dizer, desculpe sou novato
rrodri22
Novato
Novato

Mensagempor rrodri22 » 02 Abr 2013, 12:24

Pessoal,

tirei umas fotos da tela de configuração do receptor, parece estar tudo ok mas não funciona
segue o link : https://skydrive.live.com/redir?resid=7A601A59661A3751!531 (pasta receptor LS300 + PC30)
rrodri22
Novato
Novato

Mensagempor gmic59 » 02 Abr 2013, 15:15

jfm,

O prodigy necessita de algumas configurações para abrir os canais. Após conseguir melhorar seu sinal. "Perca" um tempo para ler atentamente como fazer isso.

Siga o tutorial abaixo e veja se consegue acertar a qualidade de seu sinal:

Refaça o apontamento de sua antena.

Para ajustar, o melhor é ter o decodificador instalado junto a antena e verificar o sinal a cada ponto do ajuste.

Verifique os sinais de qualidade e intensidade de sua antena através de seu decodificador. Anote quais as TPs que estão com Intensidade e qualidade inferior a 85/70%, essas devem merecer seu trabalho.

PRIMEIRAMENTE, com um lápis, circunde na régua de inclinação de sua antena o local onde está apertado o parafuso de inclinação da antena para não perder o seu apontamento.

Faça um traço vertical entre o cano de suporte da antena e a abraçadeira que permite deslocar sua antena para a esquerda e para a direita, de forma que quando você possa voltar o apontamento para a posição inicial caso necessite. Bastará alinhar as duas secções da linha e estará pronto.

Solte suavemente os parafusos que impedem o prato de sua antena de se deslocar para a direita e para a esquerda o suficiente para poder movimentá-la. Desloque milimetricamente o prato de sua antena para a esquerda e para a direita até achar a maior intensidade, quando achar trave os parafusos.

Solte os parafusos que permitem que sua antena possa ser elevada (logo atrás do prato) o suficiente para poder movimentá-la sem que você tenha que segurá-la. Suba e desça MILIMETRICAMENTE o ângulo da antena até conseguir a melhor qualidade de sinal. Quando encontrar trave os parafusos.

Lembre que o AJUSTE PRIMÁRIO para o satélite 70W (C2) deve ser realizado com a TP 10974 H 29890 ou TP 11880 H 41500. A intensidade e qualidade de sinal nessas TPs devem ficar muito próximas de 90/70.

Feitos esses dois ajustes, agora faça o ajuste FINO através da TP 12160 H 29890 e confirme na TP 12020 H 41500.

Todas devem estar com INTENSIDADE acima de 85% e SINAL QUALIDADE acima de 70%. Se não estiverem faça novo ajuste até encontrar o percentual correto. (esse percentual vale para sinais provenientes de aparelhos azamerica)

Verifique a rotação do LNB da antena, muitas vezes está um pouco deslocado e há perda de sinal.

Para o satélite Hisp@s@t (30W) utilize a TP 11972 H 27500 (TP das chaves)
Para o Satélite Mãezona( 61W) utilize a TP 11055 H 28880.
Para o satélite S@tm3x6(113W) utilize TP 12080 H 25635 (chaves).

Utillize o site da "dishpointer.com" para alinhar sua antena. Lá você encontra todos os dados necessários, como elevação da antena, o azimute e a rotação que deve ser dada ao LNB de sua antena.

Entre no site, coloque seu endereço completo e veja a indicação na tela dos 3 dados principais conforma acima.

Veja abaixo o que significa cada um deles:

Elevação: É a inclinação do prato da antena em relação ao seu mastro (mastro sempre em 90 graus e LNB ai ficar apontado para a frente). É medida em graus usando um inclinômetro. Para ajustar você vai subir ou descer o prato da antena.

Azimute: É a rotação lateral que você deve ajustar para apontar sua antena. Considere 360 graus o norte real. Desloque sua antena com o LNB virado para o norte real ou magnético e a desloque para a esquerda ou para a direita. Logo se você tem 277,1º deverá apontar sua antena para o lado esquerdo do norte magnético ou real, ou seja, o satélite procurado estará mais a esquerda e mais baixo do que o C2.

Note que o azimute pode estar descrito para o norte real e para o norte magnético. Veja qual será utilizado no seu caso.

Inclinação do LNB: É a rotação em relação ao plugue do cabo da antena que deve ser dada no LNB. Considere +-180 graus o rotação total possível (180º de rotaçao para a esquerda e 180º de rotação para a direita).
Usualmente é utilizado o indicativo do ponteiro das horas em um relógio, onde 180 graus está em 12 horas e zero graus em 6 horas. no exemplo de -67,1 deve ficar na posição +- 8 horas.

Se você utilizar seu Newgen para apontar a antena, a cada ajuste aguarde alguns segundos até a barra de sinal ajustar-se. Cada receptor tem uma sensibilidade diferente.

Se tudo estiver em ordem, bastará sair do menu e acessar um canal de sua escolha.

Bom trabalho e boas flores
gmic59
Moderador
Moderador

Receptor:: S922, S1001,e outros

Mensagempor jfm » 03 Abr 2013, 08:57

Bom dia a todos,

F L O R E S NO J A R D I M... Depois de muitas tentativas enfim a glória. Quando joguei as duas antenas pra cima pra fixa las, eu desci os dois cabos pelo conduite (SEMPRE FAZER UMA MARCA COM UMA CANETA IDENTIFICANDO QUAL CABO PERTENCE A CADA ANTENA), e tive como referencia a escrita dos cabos(nomenclatura que vem gravada no cabo coaxial), um cabo eu olhei e as letras tinham uma fonte maior que a outra, ai eu memorizei assim: C2 letra maior, hispasat letra menor. Acontece que depois de tanto tentar resolvi inverter os cabos ontem e foi quando percebi que o tamanho da letra dos cabos estavam variando no mesmo cabo, ou seja, no mesmo cabo há letras com tamanhos diferentes...resumindo os cabos estavam invertidos. O C2 estava sendo ligado no secundario e o hispasat no principal. Quando inverti o cabo que estava no secundario para o principal na hora o sinal de qualidade subiu... o C2 foi para 87% qualidade e 85% sinal ( O DISHPOINTER PODEM CONFIAR, APENAS COM UM TRANSFERIDOR DE GRAU E SEGUINDO O SITE EU CONSEGUI O APONTAMENTO), ai conectei os hispasat no secundario e apenas dei um totósinho no prato ( LEVISSIMA INCLINAÇÃO NO PRATO PRA CIMA), e o sinal logo apareceu. Fica aqui minha experiência a todos que estão com problemas e que COM CERTEZA vão ter um dia ou outro ao adquirirem aparelhos dessa tecnologia.
1° SEMPRE MARCAR COM UMA CANETA NO CABO QUAL SATELITE ESSE CABO PERTENCE ( CABO DO C2, OU CABO DO HISPASAT).
2° NÃO TER PRESSA, POIS ACABAMOS QUERENDO APONTAR AS 2 ANTENAS DESESPERADAMENTE, E ISSO NÃO DA RESULTADO. CONCENTRE-SE EM *****1 ANTENA, NO CASO A DO C2*****, SIGA AS INFORMAÇÕES DO DISHPOINTER A RISCA, E COM AJUDA DO GOOGLE EARTH VOCE CONSEGUE COM UM ZOOM MENOR AVISTAR REFERENCIAS MAIS DISTANTES NA SUA CIDADE E ISSO FACILITA A "RETA" QUE A ANTENA TEM QUE SER APONTADA NO PLANO (DEPOIS SÓ ACERTAR A INCLINAÇÃO). FAÇA ISSO PARA O C2 E DEPOIS PARA O HISPASAT.
3° OS MOVIMENTOS DE INCLINAÇÃO E GIRO DO PRATO TEM QUE SER ** M I L I M É T R I C O S **, NADA DE QUERER FICAR VIRANDO QUE NEM LOUCO COMO EU FAZIA NO INICIO, GIRE OU INCLINE MINUCIOSAMENTE.

Bom pessoal, sem a ajuda de todos aqui não conseguiria jamais. Rodando pela escuro, 187 canaletas, sendo 32 HD, e 50 canaletas de RHADIO. Sinal de 85% e qualidade de 87%. Obrigado realmente pelas dicas.
jfm
Novato
Novato

Mensagempor jfm » 03 Abr 2013, 09:14

Outra dica importante que aprendi lendo topicos diversos, foi o calculo de giro do LNB. Tem um calculo que é sempre mostrado mas que achei complicado entender, e tem um que é muito fácil. O dishpointer oferece o valor de giro do lnb em graus, e pode ser um resultado negativo ou um resultado positivo, (também mostra a seta de giro no sentido horario ou antihorário olhando por tras da antena). A maneira que achei mais fácil é a seguinte:
É uma formula, e o resultado se da igual do calculo que sempre vemos por ai, que é os ponteiros do relogio.
(180 - (valor do dishpointer, se for negativo considere negativo aqui) depois divida esse valor por 30. O resultado também será em horas olhando de frente para a antena.

exemplo real, do dishpointer, lnb com angulo de -30°.

180- (-30)= +210 ( notem que com angulo negativo fica dois sinais negativos, e claro na matematica dois sinais de menos se torna +. Ai é só dividir o 210 por 30, que vai dar 7, ou 7 horas olhando de frente para antena (é só olhar o lnb e imaginar o ponteiro do relogio no cabo que conecta como sendo 7 horas.

se o dishpointer indicar angulo positivo, por exemplo +30°
180-(+30)=150, ai é só dividir 150 por 30 que tem como resultado 5, ou seja, 5 horas olhando de frente para a antena.

Abraços e bons apontamentos.
jfm
Novato
Novato

Mensagempor jfm » 03 Abr 2013, 10:47

Perfeito, muito bem observado. Na maioria das vezes o giro do LNB tem decimais.
jfm
Novato
Novato

Re: Giro do LNB: Sinal 75% qualidade 0%

Mensagempor gmic59 » 09 Jun 2013, 12:44

Faça ajuste de apontamento de sua antena. Não está nas coordenadas corretas.

Veja como ajustar:

- APONTAMENTO DE ANTENAS KU -

Para ajustar, o melhor é ter o decodificador instalado junto a antena e verificar o sinal a cada ponto do ajuste.

Verifique os sinais de qualidade e intensidade de sua antena através de seu decodificador. Anote quais as TPs que estão com Intensidade e qualidade inferior a 85/70%, essas devem merecer seu trabalho.

- MARCAÇÃO DO APONTAMENTO ATUAL -

PRIMEIRAMENTE, com um lápis, circunde na régua de inclinação de sua antena o local onde está apertado o parafuso de inclinação da antena para não perder o seu apontamento.

Faça um traço vertical entre o cano de suporte da antena e a abraçadeira que permite deslocar sua antena para a esquerda e para a direita, de forma que quando você possa voltar o apontamento para a posição inicial caso necessite. Bastará alinhar as duas secções da linha e estará pronto.

- AJUSTE DE SINAL DA ANTENA -

nota: lembre-se que o sinal de sua antena será indicado somente quando você tiver exatamente na inclinação e no azimute correto. Enquanto isso não acontecer seu sinal não terá mudanças substanciais indicadas no seu monitor de televisão.

Se não tiver sinal em sua antena, faça primeiramente um pré-ajuste na inclinação considerada ideal para sua localidade. Depois de previamente ajustada a inclinação, faça os procedimentos abaixo.

Se o seu sinal estiver quase no ponto ideal, ou um pouco abaixo, faça ajuste fino de sua antena conforme a seguir indicado.

Solte suavemente os parafusos que impedem o prato de sua antena de se deslocar para a direita e para a esquerda o suficiente para poder movimentá-la. Desloque milimetricamente o prato de sua antena para a esquerda e para a direita até achar a maior intensidade, quando achar trave os parafusos.

Solte os parafusos que permitem que sua antena possa ser elevada (logo atrás do prato) o suficiente para poder movimentá-la sem que você tenha que segurá-la. Suba e desça MILIMETRICAMENTE o ângulo da antena até conseguir a melhor qualidade de sinal. Quando encontrar trave os parafusos.

Lembre que o AJUSTE PRIMÁRIO para o satélite 70W (C2) deve ser realizado com a TP 10974 H 29890 ou TP 11880 H 41500. A intensidade e qualidade de sinal nessas TPs devem ficar muito próximas de 90/70.

Feitos esses dois ajustes, agora faça o ajuste FINO através da TP 12160 V 29890 e confirme na TP 12020 V 41500.

Todas devem estar com INTENSIDADE acima de 85% e SINAL QUALIDADE acima de 70%. Se não estiverem faça novo ajuste até encontrar o percentual correto. (esse percentual vale para sinais provenientes de aparelhos azamerica)

Verifique a rotação do LNB da antena, muitas vezes está um pouco deslocado e há perda de sinal.

Para o satélite Hisp@s@t (30W) utilize a TP 11972 H 27500 (TP das chaves)
Para o Satélite Mãezona( 61W) utilize a TP 11055 H 28880.

Utillize o site da "dishpointer.com" para alinhar sua antena. Lá você encontra todos os dados necessários, como elevação da antena, o azimute e a rotação que deve ser dada ao LNB de sua antena.

Entre no site, coloque seu endereço completo e veja a indicação na tela dos 3 dados principais conforma acima.

Veja abaixo o que significa cada um deles:

Elevação: É a inclinação do prato da antena em relação ao seu mastro (mastro sempre em 90 graus e LNB ai ficar apontado para a frente). É medida em graus usando um inclinômetro. Para ajustar você vai subir ou descer o prato da antena.

Azimute: É a rotação lateral que você deve ajustar para apontar sua antena. Considere 360 graus o norte real. Desloque sua antena com o LNB virado para o norte real ou magnético e a desloque para a esquerda ou para a direita. Logo se você tem 277,1º deverá apontar sua antena para o lado esquerdo do norte magnético ou real, ou seja, o satélite procurado estará mais a esquerda e mais baixo do que o C2.

Note que o azimute pode estar descrito para o norte real e para o norte magnético. Veja qual será utilizado no seu caso.

Inclinação do LNB: É a rotação em relação ao plugue do cabo da antena que deve ser dada no LNB. Considere +-180 graus o rotação total possível (180º de rotaçao para a esquerda e 180º de rotação para a direita).
Usualmente é utilizado o indicativo do ponteiro das horas em um relógio, onde 180 graus está em 12 horas e zero graus em 6 horas. no exemplo de -67,1 deve ficar na posição +- 8 horas.

A cada ajuste aguarde alguns segundos até a barra de sinal ajustar-se. Cada receptor tem uma sensibilidade diferente.

Bom trabalho, boa sorte e flores permanentes em seu jardim

abraço.
gmic59
Moderador
Moderador

Receptor:: S922, S1001,e outros

Mensagempor Tito89 » 27 Jun 2013, 23:37

Uma dica simples pra esse caso também seria vc fazer o seguinte:

Deixe desconectado o cabo do LNB da antena do hispasat, deixe apenas o do 70w ligado no LNB, quando vc chegar no seu aparelho e for fazer o apontamento, vc testa os dois cabos, o que der "70%" de força mesmo sem qualidade, é o cabo que vc deixou ligado no LNB, aí vc faz primeiro o apontamento pro 70w, e depois liga o do hispasat e faz o seu respectivo apontamento, isso é uma dica a se usar quando descem 2 cabos pelo conduíte sendo que vc ainda não tem as antenas apontadas corretamente e consequentemente não sabe qual cabo veio de cada antena.
Atualmente:
No C2: Antena Focal Point 1.5 Metros Céu(Modelo novo) @ LNB Smart Titanium Octo
Em breve:
No Hispasat: Substituição da antena de 90 Céu por outra de 1.5 Metros Céu também Focal Point.
Deco: 2 x DuoSat Prodigy HD Nano, Sala, Quarto.
Futuramente: +3 x Prodigy Nano para: Fundos, e + 2 quartos.

Acompanhem:
http://www.az-br.com/viewtopic.php?f=149&t=51068
Tito89
Colaborador
Colaborador

Receptor:: DuoSat Prodigy Nano

Mensagempor Peixinhofsa » 29 Set 2013, 18:35

migo isso tb aconteceu comigo, tenho um pro#digy multimedia e quando fui fazer uma apontamento no c*2 dava 80% de sinal e 0% qualidade, o problema não é no receptor ou no apontamento. O problema esta nos conectores dos cabos, refaça os conectores do cabo rg6, ao fazer o corte, nao corte a malha mrtálica, coloque toda a malha para trás, sem deixar nenhum fio metalico encostado no cobre central. O dishpointe nao da a elevaçao exata, pelo menos aqui na minha regiao a elevaçao foi totalmente diferente. Outra dica o sinal do Xispa esta um pouco mais pra esquerda da linha verde dishpoint, vc deve ter mta paciencia e TESTANDO VÁRIAS ELEVAÇOES NA ANTENA, sempre apontando para o lugar indicado pelo dispoint. LNB 4 ou 5 horas. Seguindo essas dicas consegui o Xispa aqui no Nordeste - sinal 74% e Qualidade 43% foi o máximo, pois no nordestr o Xispachato é fraco de sinal.

Boas flores e não desiste para florir seu jardim.
Peixinhofsa
Novato
Novato

Receptor:: Prodigy HD

Mensagempor ader-line1 » 08 Dez 2013, 19:31

olá pessoal se puderem me ajudar fico grato, estou instalando o meu showbox sat hd plus o mesmo está atualizado só que ele mostra sinal 91% e qualidade 0% se puderem dar uma luz fico grato.
ader-line1
Novato
Novato

Receptor:: Az Box Bravíssimo Tw

Próximo

Voltar para APONTAMENTO E INSTALAÇAO