Exibir página para impressão

É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Área aberta para se discutir assuntos diversos.

É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor d780 » 22 Ago 2012, 18:51

Imagem :lol: imagem meramente ilustrativa (acima)

:!: Este tópico foi criado e desenvolvido para sanar as dúvidas quanto às tecnologias envolvidas em aparelhos de recepção de sinais digitais de satélites e seus recursos.

Este post deve tirar todas as suas dúvidas. Claro que vão surgir outras dúvidas e perguntas, mas ai basta escolher a sessão CORRETA aqui no fórum (cada assunto e modelos...) e postar sua dúvida lá. Pelo menos agora você está preparado para formular uma dúvida com certa lógica e entender as respostas que o pessoal te der.

Não se esqueça de ler as regras do fórum: :arrow: Clique Aqui

:idea: Antes de prosseguir tenha em mente esse conceito

Os pacotes de TV via satélite estão disponíveis nos sites dos provedores de TV (tv paga), que geralmente oferece promoções que incluem instalação e programação gratuitas (determinados mesês conforme o pacote assinado), de modo que você pode economizar bastante dinheiro se estiver contratando o serviço no momento certo, visite o site da operadora de TV paga para determinar o pacote de programação que deseja.
Ao comprar um receptor de TV via satélite, lembre-se de que você está comprando um sistema inteiro. Um sistema via satélite consiste em um receptor que se conecta a sua TV, uma antena externa e um controle remoto. É necessário fazer a assinatura de um provedor via satélite para se ter acesso ao sinal, conforme o pacote assinado (TV paga e/ou TV por assinatura), e sua opção no Brasil está limitada à operadora de sua região. Neste serviço você está contratando um determinado pacote e pagando por ele e por direito poderá reclamar e exigir o quanto desejar em caso de apagão, canais OFF, relação da grade, travamentos, etc, etc...

Entendido essa resalva, vamos ao resumo de como funciona o "sistema": Card Sharing, Newcam, IKS, SS, GPRS, Dongle, Apontamento, Antena, Satélite, LNBF, Diseqc entre outras curiosidades e dicas.

:idea: Tendo isso em mente, vamos ao foco principal

:idea: O foco principal são os aparelhos mais populares via satélite (não estão mencionados tecnologia a Cabo) como:

:arrow: Receptores (SKS, IKS, SS, NewCam, GPRS):
※ AzAmerica, AzBox, Az-Foz, AzPlus, DreamBox, DuoSat, EvolutionBox, FreeSat, GoldBox, HD Duo S2, Kenox, LinkLite, MaxFly, MegaBox, Phantom, ProBox, ProSat, ShowBox, SonicView, SuperBox, TocomSat, entre Outros modelos atuais e futuros.

Para saber mais sobre cada modelo das marcas de Receptores citados: :arrow: Clique Aqui

:arrow: Dongles (SS):
※ AZSmart, Boto, Coa-3, Dongle S (xls-02/03), Duo, IBox, IKS, Hi-Box, LSBOX-3100, Hiper-Sat, Mbox, New IBox, PC30/PC40, Pro-One, SM-Box, Smart I, Smart II, Ultra-Link, entre Outros modelos de Dongles atuais e futuros

Para saber mais sobre cada modelo de Dogles citados: :arrow: Clique Aqui

Estes aparelhos são receptores (os dongles necessitam de transformação para receptor, mais adiante explicaremos como funciona conectado ao receptor) de canais abertos (FTA) e podem ser usados tanto em Banda C quando em Banda Ku, obrigatóriamente em formato digital. A grande vantagem deles é poderem ter seu firmware (programa interno) alterado ou mesmo substituído, a fim de que executem funções originalmente não previstas.

Normalmente, os usuários novos enfrentam dificuldades com coisas que são consideradas básicas para usuários veteranos. Para ajudá-los a entrar no mundo dos decodificadores, colocamos alguns tutoriais e manuais que certamente ajudarão (consulte a sessão CORRETA para cada modelo aqui no fórum Az-br).

:arrow: Firmware (atualização)

São instruções binárias especificas de um equipamento. Trata-se de um programa que é armazenado na memória do decodificador e é capaz de decifrar controles e comandos, além de entender as chaves criptografadas ( KEYS ) que a operadora coloca para impedir a terceiros o acesso ao sistema de TV.

As instruções normalmente são entendidas pelo processador ALI e as chaves liberadas permitindo que as imagens sejam expostas em seu televisor.

A equipe de desenvolvimento (TEAM) do firmware decifrou a lógica destas chaves e a maneira que são tratadas as combinações binárias delas. Desta forma, foram criadas as atualizações para cada mudança periódica feita pela operadora e liberada para que possamos ter acesso aos canais.

Para pegar as firmwares referente a cada modelo: :arrow: Clique Aqui

:?: O que é Dump?

Deixando de lado o conceito mais tecnico, o Dump nos receptores nada mais é uma cópia de firmware usada pelo usuário, geralmente é uma lista de canais personalizada e/ou organizada (favorito) em determinados satélites disponibilizada para outro usuário interessados nesse tipo facilidade e que pretende usar no mesmo modelo do decodificador. Quando se pretende usar esse tipo de cópia o usuário tem que, saber pelo menos pra quais satélites servem a lista (flores), se usa chave diseqc e quais portas estão configuradas, qual a versão e data da firmware, etc...

:arrow: Cabo Null Modem RS232 Serial

O cabo null modem é formado por um cabo de 3 vias e dois conectores seriais DB-9, fêmea e sevem nos receptores para fazer recovery e/ou recuperar um decodificador que não inicializa mais pela porta USB ou não liga ou fica com mensagens no displey entre outros erros, precisamos de um cabo para comunicação serial chamado cabo null modem ou cabo serial.

Bem, é isto que você precisa para fazer a recuperação de decodificadores dados como "perdidos" por não mais ter acesso ao menu.

Nota:
Esse tipo de acessório é também essencial para conectar Dongles ao Receptor (SS), mesmo que a conecção seja diferente, geralmente já vêm fornecido pelo fabricante.

:arrow: Programas usados para recuperação:

Loader: É o programa usado pelo PC para transferir o firmware para dentro do decodificador, só é usado em transferência via cabo Null.
Recovery - É um software usado para recuperar o decodificador, quando a atualização falhar e consequentemente der algum pane no decodificador (travamento, não liga mais, etc), é usado em conjunto com o Loader e trasferido atraves do cabo null modem RS232, como se fosse uma atualização.

Para saber mais sobre como fazer um cabo null modem: :arrow: Clique Aqui

:?: Card Sharing

Existem muitas opções para Card Sharing (Newcam). O requisito para isso é ter uma saída para rede (RJ-45). Nos modelos que não apresentam esta saída, é necessário o uso de um adaptador na saída serial. Atualmente, os fabricantes estão dando preferência à aparelhos com saída ao invés do uso de adaptadores. Então, se você pretende usar Newcam, já pense num aparelho com esta saída.

O Card Sharing ou Newcam é conhecido por muitos adeptos do mundo satélite como uma solução para se ter acesso a certos tipos de canais. Há alguns poucos anos, o Newcam começou a ser conhecido, utilizado e disseminado no continente Europeu e Asiático com o objetivo de compartilhar o acesso a alguns sistemas. Não se trata de um sistema em que são partilhadas as imagens ou o sinal de satélite ou cabo, mas apenas os dados de decodificação do cartão.

O Newcam consiste na partilha de um ou vários cartões de decodificação geralmente de operadoras de T.V a cabo ou satélite, entre vários usuários utilizando uma rede de computadores, em especial a internet. Funciona através da conexão de dois ou mais receptores. Num dos receptores é colocado um cartão decodificador de um determinado operador, o primeiro equipamento funciona como receptor/servidor: lê os dados do cartão decodificador e passa-os para outro (ou outros receptores), fazendo com que este funcione como se tivesse também um cartão original. Ou seja, na prática, permite que um só cartão de assinante "abra" o sinal nos outros receptores que estejam permanentemente conectados através da Internet ao receptor/servidor que tem o cartão. Os receptores podem estar conectados na mesma casa ou mesmo em estados ou países diferentes.

No entanto, é necessário que se faça um pagamento à pessoa que detém a assinatura do pacote. Estes pagamentos deverão ser mensais e adiantados. E também poderá ser necessário o reapontamento da antena para o satélite desejado.

:oops:
Para evitar más interpretações salientamos que as marcas dos equipamentos indicados são receptores FTA completamente normais e legais e só funcionam em C$ / IKS quando alterado o firmware original. O Card Sharing, C$ e Newcam é proibido em nosso fórum o assunto foi abordado aqui excepcionalmente em carater informativo.


:?: Internet Key Sharing (IKS)

É a mesma coisa que C$. Porém atualmente o IKS não precisa de pagamentos (IKS Free) geralmente os modelos com essa opção já tem o suporte a essa tecnologia, bastando apenas conectar o cabo RJ45 ou Wifi (adaptador ou usando a própria função inclusa no deco) ou GPRS em alguns modelos específicos e, já descodifica as flores, que é possível pegar sinais de vários satélites, como a Céu e Cl@ro e Morto.

:?: Dongle (SS)

É o mesmo que Newcam e IKS só que via satélite (através de um DONGLE e nova antena) e não pela Internet. Com SS (ou SKS) é possível abrir num mesmo deco sinais de vários sistemas diferentes.

Dongle são aparelhos para decodificadores via satélite que conectado ao receptor pela porta e cabo RS232 (cabo null modem ) ligados a uma segunda antena (em alguns modelos de receptores funcionam também por internet usando dongle específico com porta RJ45) nos permitem assistir canais fechados de diversas operadoras. Neste sistema são necessarios dois aparelhos um Receptor e o Dongle própriamente dito e duas antenas: uma para receber as chaves dos canais (atualmente o satélite correto é o Hispasat 30ºW) , e a outra é necessaria para receber os sinais da operadora (Morto, Cl@aro, Ceu). Não é necessário pagar mensalidades ou semelhantes, no quesito quantos e quais canais pegam usando este adaptador (Dongle com RS232 ou RJ45), dependerá da marca e/ou modelo do dongle e do sistema adotado (servidor) em alguns modelos de dongles não é possivel florir HDs. Atualmente são raros os modelos que funcionam com adaptador RJ45. Os modelos mais populares são os chamados Dongle Universal, pois funciona em qualquer aparelho desde que a firmware do deco tenha suporte para essa função.

:?: SKS (Satellite Key Sharing)

É o mesmo que SS só que nã precisa de Dongle para funcionar, pois os decodificadores com essa tecnologia dispõem de 2 tuners (Tuwin Tuners), a maioria dos modelos também funcionam com IKS (porta RJ45) que é possível abrir num mesmo deco sinais de vários sistemas diferentes e simultaneos (SKS/IKS).

Estes aparelhos são decodificadores via satélite que nos permitem assistir canais fechados de diversas operadoras. Neste sistema são necessários o Receptor Twin Tuner e 2 antenas (SKS) ou 1 antena mais internet (IKS que subistitue a antena do 30W): uma para receber as chaves dos canais (atualmente o satélite correto é o Hispasat 30ºW) , e a outra é necessaria para receber os sinais da operadora (Morto, Cl@aro, Ceu). Não é necessário pagar mensalidades ou semelhantes, no quesito quantos e quais canais pegam e/ou quais operadoras funcionam usando este deco, dependerá da marca e/ou modelo e do sistema adotado (servidor).

:?: Banda de transmissão

Bandas de transmissão são determinadas faixas de frequência que são utilizadas nos satélites para transmissão de sinais de TV. Atualmente, as bandas mais comuns são:

※ Banda C: 3.7 a 4.2 Ghz (Deve-se usar antenas grandes, teladas ou fechadas)
※ Banda Ku: 10.7 a 12Ghz (Deve-se usar antenas fechadas e podem ser pequenas)

Para captar cada Banda, deve-se utilizar um lnbf apropriado.

Atualmente, a maioria dos canais digitais abertos (FTA) estão em Banda C, mas está havendo uma migração para a Banda Ku em função do menor custo das antenas receptoras, que podem ser a partir de 45 cm de diâmetro. Isto ajudará na popularização deste sistema de transmissão de sinais de tv por satélite.

Como curiosidade, existe um único satélite no mundo (StarOne C2) que ainda transmite em Banda C analógico. Ele é exclusivo para o mercado Brasileiro.

:?: Tipos de antenas

Basicamente, encontramos no mercado 2 tipos de antenas parabólicas: A chamada telada que apresenta uma superfície de tela vazada e a fechada, onde a superfície é de metal ou de fibra de vidro. As teladas são atualmente usadas para captar sinal de Banda C e normalmente são maiores que as fechadas. Estas últimas são utilizadas tanto para banda C quanto para banda Ku. Os decodificadores Azamerica e Azbox tem capacidade de decodificar ambos os sinais, desde que sejam digitais. Atualmente no mundo existe somente um satélite transmitindo em Banda C analógico (StarOne C2), exclusivo para o mercado Brasileiro. Supõe-se que a existência deste satélite é pelo fato de ainda existir uma grande quantidade de aparelhos analógicos em uso no Brasil, pela população de baixa renda.

Para saber mais sobre antenas e satélites: :arrow: Clique Aqui

:?: Lnbf

LNBF é um componte que fica posicionado no ponto focal da antena e é o responsável pela captação dos sinais que vem do satélite. Podemos dizer que o lnbf é a "antena" propriamente dita.

Existem vários modelos e formatos. O principal a observar numa compra é se ele é compatível com a Banda que queremos captar.

:!: Lnbf para Banda C, este tipo se divide em:

※ Monoponto: Suporta apenas um decodificador.
※ Multiponto: Suporta vários decodificadores.
※ Dual Monoponto: Suporta de 2 a 4 decodificadores.

:!: Lnbf para Banda KU, este tipo se divide em:

※ Ku Off-Set: Suporta apenas um decodificador. É utilizado em antenas offset.
※ Ku Off-Set Twin: Suporta de 2 a 8 decodificadores. Também para antenas offset.
※ Ku Ponto Focal: Suporta apenas um decodificador. É utilizado em antenas ponto focal.
※ Ku Ponto Focal Twin: Suporta de 2 a 8 decodificadores. Também para antenas ponto focal.

Para saber mais sobre LNBF: :arrow: Clique Aqui

:?: Chave DiSEqC

O nome DiSEqC (Digital Satellite Equipment Controller), que em português significa Controlador Digital de Equipamento para Satélite, foi um protocolo de comutação desenvolvido em conjunto entre a Eutelsat e a Philips, com a finalidade de possibilitar a comutação entre antenas, utilizando o cabo de transporte de sinal entre o lnbf e o receptor, tirando partido de algumas das características funcionais existentes nos receptores e adicionando outras de modo a completar este tipo de protocolo.

Umas das vantagens imediatas deste novo sistema de comutação digital foi a de implementar um sistema de comutação de caráter universal, mais simples e prático que os existentes até então e acima de tudo facilitar não só a instalação dos sistemas empregues para esse fim como evitar a sempre problemática necessidade de alimentações externas, eliminando a utilização de vários cabos, tanto de transporte de sinal como de energia, entre os diversos elementos das cadeias de recepção, ou seja, entre as diversas caixas de comutação, lnbf ou antenas e os respectivos receptores, aproveitando para todas as tarefas funcionais e de comutação o único cabo que os interliga com o receptor.

Você só precisa configurar as portas corretamente entre os cabos (LNBF) X Chave diseqc X decodificador.

O princípio de funcionamento do DiSEqC é bastante simples: Atuando o receptor como um controlador, sendo-lhe incluído um circuito adicional, o qual envia os comandos para os comutadores de tipo coaxial, ou então para um lnbf de última geração que possam entender estes tipos de comandos.

Este tipo de comando é efetuado modulando a frequência de 22 kHz existente nos receptores e empregue na comutação entre banda baixa e banda alta nos lnbf's universais, com trens de impulsos, os quais obedecem a um protocolo pré-estabelecido para os equipamentos destinados a esta finalidade ("master" e "slaves"), sendo por conseguinte perfeitamente entendidos pelos periféricos a quem são destinados (comutadores, lnbf's, posicionadores, etc).

:!: Os protocolos DiSEqC existentes são:

※ DiSEqC 1.0: É a versão básica deste tipo de comutação, sendo unidirecional, o que significa que só permite a emissão a partir do receptor para o comutador do mesmo tipo. Controla um máximo de 4 entradas e uma saída;
※ DiSEqC 1.1: Semelhante ao anterior, mas pode controlar até 16 entradas de sinal, por permitir efetuar a comutação com outros comutadores semelhantes;
※ DiSEqC 1.2: A principal função desta versão é a possibilidade de mover antenas, por utilização de um motor elaborado especialmente para este protocolo. Por outro lado, pode igualmente, e ao mesmo tempo, à semelhança do DiSEqC 1.1, criar outros quatro sinais de controle e seleccionar até 16 outras antenas de recepção;
※ DiSEqC 2.0: Versão semelhante à 1.0, mas, por sua vez, além da comutação permite o diálogo nos dois sentidos de modo a poder fornecer os dados relativos à comutação ao operador;
※ DiSEqC 2.1: Semelhante ao DiSEqC 1.1, mas com informações de retorno para o operador;
※ DiSEqC 2.2: Semelhante ao DiSEqC 1.2, mas igualmente com "feedback" de dados relativos ao posicionamento e comutação.

A possibilidade de informação de retorno é importante, na medida em que se pode a qualquer momento aferir o estado da instalação.

:idea: Além dos protocolos citados, existem outros:

※ Mini DiSEqC: É um tipo de DiSEqC simplificado, o qual não sobrecarrega demasiado o receptor, permitindo somente a comutação de duas vias de entrada, A e B, o qual consta de um ou dois tons de nove impulsos do estado lógico 1, numa sequência de cerca de 12,5 m;
※ DiSEqC 2.3: Desenvolvido pela Aston, permite, nos equipamentos da marca, a interação entre o receptor e o motor DiSEqC no formato 2.3, o qual proporciona retorno de posição e de outros dados para o receptor.

Para saber mais sobre Chave DiSEqC: :arrow: Clique Aqui

:?: Apontamento
Imagem

Para começar imprima esse transferidor (imagem acima) num tamanho razoável. Depois, corte bem rente ao desenho:

Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário.

Para saber em que direção apontar sua antena é só entrar no site DishPointer.com e calcular dos dados corretos de seu endereço.

No exemplo abaixo, para instalar a antena no meio do campo do estádio Serra Dourada em Goiânia-GO, os valores encontrados foram os seguintes, conforme os dados do DishPointer abaixo:
Imagem

Primeiro vamos nos ater nos dados de azimute.

※ - Azimute é o seguinte: No local onde queremos instalar a antena, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o DishPointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 324º, quer dizer que ou eu teria que dar uma volta completa no circulo de graus e chegar em 324º ou simplesmente tirar 324 de 360 e chegar em -36º.

※ Pronto, então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer uma outra linha apontando para -36º, então é para aí que tenho que apontar a minha antena.

※ E como se faz isso: Aí que está um dos "segredos" do mapa Google Earth que está no DishPointer, aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro, então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa, faz uma marcação aí no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro, nem precisa de gps ou bússula.

※ Pega seu transferidor e vê onde fica o grau que o DishPointer vai indicar para você, aponta a antena pra lá, se quiser uma forma mais fácil ainda, amarra uma linha de barbante da antena para o norte verdadeiro e mede os graus com o transferidor e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus, pronto, tem uma linha indicando pra onde apontar a antena.

※ Observe o azimute de 324º = -36º demonstrado no Transferidor sobre indicação do DishPointer. Se não viu os -36º no transferidor, repare os números pequenos.
Pronto, resolvido seu problema de Azimute.

Vamos partir para corrigir o LNBF e a inclinação da antena.

No artigo em que você calculou os dados para apontamento da antena, no aplicativo DishPointer, repare que existe um valor chamado LNB Skew, que indica o giro do LNBF em relação à linha reta que ele marcaria se estivesse com o cabo apontando para o chão.

No nosso exemplo a posição do LNBF é -34º.195, ou seja, sinal negativo, e o sinal negativo significa que o fio que sai do LNBF tem que ficar apontando para a esquerda. Se fosse sinal positivo ele teria que ficar apontando para a direita.

Amarre uma linha em uma pedra, assim como fazem os pedreiros para colocar as coisas no prumo, levantando o fio vai ficar esticado pra baixo, essa linha indica 0º, pegue o transferidor e rotacione ele em sentido horário até encontrar os graus indicados, neste caso, 34º e um pouquinho, pronto, é nessa posição que deve ficar o LNBF, veja o exemplo:
Imagem


Lembre-se, número negativo, cabo do LNBF para a esquerda.

O LNBF não deve ficar apontando para o chão pois a posição em que o satélite está estacionado em órbita não coincide com esta posição, e quanto mais o LNBF ficar em uma posição que coincida com a posição do satélite, melhor será a recepção.

Pronto, seu LNBF está na posição correta, agora vamos à elevação.

Vejam na indicação do DishPointer a elevação é de 66,2º para este exemplo.

Usando a mesma lógica da linha no barbante, encoste o transferidor na sua antena, de maneira que ele fique reto com o suporte que segura a cuba da antena, a linha caída deve passar pelo meio da transferido e encontrar o ponto em graus que você obteve, neste caso 66º.

Pronto, sua antena está pronta para uso, usando apenas o transferidor para se orientar além de outros tecnicas impostas por você.

:idea: Para saber tudo sobre Apontamentos: :arrow: Clique Aqui

:idea: Conclusão:

:?: Qual ou melhor deco escolher? Pega a céu, morto, escuro? Pega tal satélite? Pega HD? Quais canais pegam?

※ Se você deseja comprar um receptor desses e montar um sistema para seu uso o recomendado em Custo X Benefício é você escolher uma marca com maior e de fácil suporte pois mais cedo ou mais tarde irá precisar de alguma atualização, não importa se tal modelos são muito bons hoje e amanhã sejam esquecidos pelos TEAMs. Então pesquise muito e escolha aquele deco que vc acha que irá suprir as suas necessidades.

※ Dê preferência aos modelos mais completos e atuais com as funções incorporadas em um mesmo aparelho como: Twin tuners para a opção SKS, com suporte a DVB-S2 para florir os HDs e com porta Ethernet RJ-45 para funcionar com IKS, além de verificar se o modelo suporta SS (protocolo twin) para vc ligar um dongle no caso de algum problema no SKS e/ou IKS.
Além é claro de outras características presente na maioria dos decodificadores atuais como: suporte a resolução de Vídeo 1080p/1080i, HDMI, USB, RS-232 e se você for mais exigente saiba que além dessas opções existem modelos com Wi-Fi e/ou GPRS incluso também.

※ Alguns receptores e Dongles pegam a Intelsat11/céu Ku (43W), mas a maioria só pega o Amazonas Ku/morto (61W) ou o C2 Ku/escuro (70W).

※ Canais HD dependem da operadora do dongle e do deco abrir, além diso seu decodificador obrigatóriamente tem que ser no mínimo DVB-S2 (HD). Se não tiver esse protocolo não vai pegar canal HD somente SD.

※ Sobre a lista de canais, faça busca cega, se seu sistema estiver todo em ordem irá sintonizar todos os canais possíveis de uma determinada operadora. Já para abrir todos, essa relação de possíveis varia bastante, de acordo com o satélite, com o modelo do receptor e/ou dongle, se o TEAM da suporte a determinada operadora (satélite), se o deco necessita de SKS, IKS, SS, Newcam, Wi-Fi ou GPRS para funcionar (florir).
Lembre se cada marca de receptor e/ou dongle atualmente "trabalha" com determinado servidor e disponibiliza a decodificação (firmware/atualização) independente (cada marca tem seu próprio servidor) um dos outros, por isso existe muita discursão e perguntas sobre: qual marca é melhor?, porque tal flor abre em certo deco/dongle e em outros não?, porque uns ficam OFF outros ON?, porque o servidor caiu?, esta marca tem suporte?, etc... Para saber mais pesquise na sessão CORRETA (cada assunto e modelos...etc...) e não achar sua resposta, postar sua dúvida lá.

※ Ao invés de mantermos no fórum uma lista comparativas com suas inúmeras variações e você ter que achar a lista certa e atualizar (Dump) o tempo todo, é melhor pra você aprender a fazer busca cega ai mesmo no seu deco, depois de fazer essa busca cega, faça também a busca automática.

:idea: Este site tem uma tabela comparativa dos canais por operadoras: :arrow: Clique Aqui

:idea: Tabela de canais por operadoras: :arrow: Clique Aqui

:?: Não gostei deste sistema, existe outro semelhante via satélite?

Existe sim: Assinar com uma operadora. É simples e você ganha o deco e a instalação e de quebra pode reclamar e exigir o qunto quiser. Só não sei se terá um SUPORTE melhor que o nosso aqui do AZ-BR. :lol: :D :lol:
.
:arrow: - Se estás começando no fórum, não deixe de ler as Regras deste Fórum.
:arrow: - Antes de postar, veja os tópicos existentes e utilize a ferramenta de Pesquisa/Busca para verificar se já não foi aberta a discussão para o assunto.
Avatar do usuário
d780
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 415
Registrado em: 23 Abr 2010, 12:45
Localização: SP - Brasil
Receptor:: Todos

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor d780 » 22 Ago 2012, 18:52

Atenção:
Este tópico ainda não está pronto, vou atualizando assim que possível.
.
:arrow: - Se estás começando no fórum, não deixe de ler as Regras deste Fórum.
:arrow: - Antes de postar, veja os tópicos existentes e utilize a ferramenta de Pesquisa/Busca para verificar se já não foi aberta a discussão para o assunto.
Avatar do usuário
d780
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 415
Registrado em: 23 Abr 2010, 12:45
Localização: SP - Brasil
Receptor:: Todos

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor BREDS1 » 22 Ago 2012, 22:35

Parabéns pela iniciativa e disposição em refazer este importante tópico D780.
Depois que o anterior foi perdido, estas informações para os iniciantes estavam fazendo falta e causando alguns pequenos mal entendidos...um problema a menos!
Bão dimais!
Imagem
Avatar do usuário
BREDS1
Super-Moderador
Super-Moderador
 
Mensagens: 1294
Registrado em: 24 Mai 2010, 16:34
Localização: Paraná.
Receptor:: Prodigy+ZEUS+Bios

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor lastblade » 22 Ago 2012, 23:17

por favor não fale só sobre cärdshäring
fale tambem sobre pareamento de cartão e smartcard Readers.
lastblade
Aprendiz
Aprendiz
 
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Out 2011, 11:01
Receptor:: Azbox Newgen

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor evandro marrramon » 23 Ago 2012, 11:51

muito bom, com certeza vai livrar o forum de muitas "perguntas" desnecessárias, pelo menos pra nós q entendemos um pouco de sat, abraços :ugeek:
bravoo+ HD - c2 + Amaz +c2 banda C + 43° - hispa tocomsat duo HD mini - c2 + amaz +c2 banda C + 43° - hispa
Orbisat anal 2200 plus - c2 banda C
cromus TVFREE anadig -C2 banda C
newgen+ C2 ou qse aposentado
outros analógicos.......
Avatar do usuário
evandro marrramon
Avançado
Avançado
 
Mensagens: 142
Registrado em: 24 Jul 2011, 01:36
Receptor:: TOCOMSAT DUO bravoo+

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor André Gellert » 02 Out 2012, 16:50

Eu dei uma lida acima, e agora estou com dúvidas, mas dúvidas mais concretas, se eu ligar meu receptor em um sistema IKS ele precisa está conectado o tempo todo a Internet ou somente 1 vez? Se eu for fazer o sistema SKS e o meu receptor vier com dongle embutido é só conectar as 2 antenas apontadas para os satélites e estará funcionando? Se eu ligar em mais de 1 ponto, sem ser ponto escravo, para cada ponto necessito do mesmo receptor? Eu andei vendo na minha cidade o lnbf para pegar canais em hd só tem uma porta de saída, eu posso usar uma chave diseqc para mandar o sinal para mais de um receptor? No meu caso 3 pontos? E posso usar o sinal para acessar a internet com algum computador? Que equipamento extra faz esse serviço?
André Gellert
Novato
Novato
 
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Out 2012, 16:28
Receptor:: duo s2

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor d780 » 03 Out 2012, 10:42

por André Gellert » 02 Out 2012, 15:50
... se eu ligar meu receptor em um sistema IKS ele precisa está conectado o tempo todo a Internet ou somente 1 vez?
Sim em protocolo DHCP (oferece configuração dinâmica de terminais, irá lê e fornecer a configuração de rede automaticamente ao receptor). O deco precisa está sempre conectado ao modem, roteador ou servidor DHCP (TCP/IP).
por André Gellert » 02 Out 2012, 15:50
Se eu for fazer o sistema SKS e o meu receptor vier com dongle embutido é só conectar as 2 antenas apontadas para os satélites e estará funcionando?
Sim.
por André Gellert » 02 Out 2012, 15:50
Se eu ligar em mais de 1 ponto, sem ser ponto escravo, para cada ponto necessito do mesmo receptor?
Eu andei vendo na minha cidade o lnbf para pegar canais em hd só tem uma porta de saída, eu posso usar uma chave diseqc para mandar o sinal para mais de um receptor? No meu caso 3 pontos?
Cada TV é necessário um receptor e os LNBFs deverão ser com mais de uma saída. Quem recebe os canais em HD é o receptor, compre o deco com suporte a DVB-S2 e os LNBFs têm que serem universais.

Leia mais informações sobre ponto extra:
Código: Selecionar todos
http://www.az-br.com/viewtopic.php?f=149&t=28855
por André Gellert » 02 Out 2012, 15:50
E posso usar o sinal para acessar a internet com algum computador? Que equipamento extra faz esse serviço?
Não. O máximo que você consegue é acessar conteúdos multimídia disponíveis em receptores específicos com essa função. Pesquise na internet sobre esses decos.
.
:arrow: - Se estás começando no fórum, não deixe de ler as Regras deste Fórum.
:arrow: - Antes de postar, veja os tópicos existentes e utilize a ferramenta de Pesquisa/Busca para verificar se já não foi aberta a discussão para o assunto.
Avatar do usuário
d780
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 415
Registrado em: 23 Abr 2010, 12:45
Localização: SP - Brasil
Receptor:: Todos

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor André Gellert » 03 Out 2012, 13:42

lhe agradeço muito mesmo, eu já tenho em vista em qual comprar, eu vou fazer com 4 pontos, sendo que preciso de 2 antenas, 2 lnbf hd com 4 saídas, 4 decos certo? Irei comprar 3 megabox 3000 para os 3 quartos, e 1 para sala, na sala que estou indeciso, queria colocar um mais potente pois tenho um sony 40" bravia 3d, eu to indeciso entre o s922 o s2 e o s3, qual é o melhor dos 3?
André Gellert
Novato
Novato
 
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Out 2012, 16:28
Receptor:: duo s2

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor d780 » 04 Out 2012, 00:36

André Gellert

Por favor, concentre suas dúvidas sobre receptores neste tópico: :arrow: Clique Aqui
.
:arrow: - Se estás começando no fórum, não deixe de ler as Regras deste Fórum.
:arrow: - Antes de postar, veja os tópicos existentes e utilize a ferramenta de Pesquisa/Busca para verificar se já não foi aberta a discussão para o assunto.
Avatar do usuário
d780
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 415
Registrado em: 23 Abr 2010, 12:45
Localização: SP - Brasil
Receptor:: Todos

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor pieralisi » 14 Out 2012, 12:55

Muito bom! Parabéns.
pieralisi
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Out 2012, 15:10
Receptor:: premium hd+

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor fnandoj » 21 Nov 2012, 14:03

Primeiro obrigado por todas informações deste fórum.
Como isso é uma revisão do que eu entendi em geral, não sei qual tópico seria o correto.
Agora a dúvida, ou melhor, gostaria da avaliação e possível sugestão por partes dos técnicos do fórum pra saber se eu entendi tudo direito.
1. Quero utilizar o método iks, achei esse mais moderno, fácil e dispensa a segunda antena (concordam?);
2. Com as informações do fórum decidi pelos receptores duosat blade hd ou prodigy nano hd (aceito sugestões);
3. Tenho uma antena telada de ~1,8m, que já estava instalada na casa quando comprei, portanto não sei a marca nem as características dela e nem do Lnbf, mas vi em outras discussões que as mesmas podem ser utilizadas. Faz quase dois anos que ninguém utiliza a parabólica, mas antes ela sintonizava em um receptor velho (que queimou) e pegava os canais normais sem problema. Portanto, me corrija se estiver errado, a instalação já esta pronta, certo? Se tiver que fazer algo será trocar o Lnbf e posicionar a antena para o satélite correto. O que não sei é a qualidade da antena, Lbnf e cabos.
4. Por fim conectar o cabo da antena e o cabo de rede no duosat e fazer a sintonia. No caso do receptor que possua wifi integrado, o mesmo dispensa cabo de rede?

Li este tópico para iniciantes e a princípio assustei com tanta informação e pensei que seria coisa de outro mundo, mas insisti e fui lendo, daí cheguei na conclusão acima, só que ta tão simples que to achando que esqueci alguma coisa ou entendi algo errado, já que to a dois dias lendo sobre o assunto na Internet e informação demais em pouco tempo embaralha tudo. Por isso venho pedir a cabeça fresca de alguém emprestado para revisar minhas informações.

Uma coisa que não entendi direito foi a chave DiSEqC, se tiver uma explicação para bobos agradeço.

Existe algum parceiro de vocês que trate da tecnologia a Cabo (BET)? (Vale a pena pesquisar sobre? Não li desse tanto nem pro tcc...).

Novamente muito obrigado.
fnandoj
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Nov 2012, 10:58
Receptor:: Hd Duo S3 + Net 3

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor d780 » 23 Nov 2012, 02:43

fnandoj

Na teoria é simples assim como você percebeu, rsrsrsr.

Vamos as respostas:
1. O método IKS basta uma antena. Atualmente o satélite recomendado é o starone C2 Ku 70W e um deco com porta RJ-45 disponível o seviço IKS Free. Para aparelhos com recurso wifi, geralmente é necessario um adaptador WIFI para receptores.
2. "APARENTEMENTE, não existe melhor ou pior receptor – ELES SOMENTE recebem o sinal e decodificam as chaves para que se assista ao que é transmitido no canal. A questão então, é buscar a empresa que ofereça melhor suporte ao que se precisa na verdade e o que ofereça mais opções de acesso a funções essenciais". Escolha o que melhor atenda suas necessidades.
3. Quando se usa um receptor desses, vc tem tantas opções que nem faz sentido usar também uma antena telada. Como no seu caso vc já tem a parabólica instalada basta usar uma chave diseqc para conectar os cabos no deco. Não precisa reapontar para outro satélite, irá florir os canais Free to The Air, ou de sinal livre/aberto pelo ar normalmente.
4. Sim
Uma coisa que não entendi direito foi a chave DiSEqC, se tiver uma explicação para bobos agradeço.

Leia este tópico: :arrow: Clique Aqui

Abraços.
.
:arrow: - Se estás começando no fórum, não deixe de ler as Regras deste Fórum.
:arrow: - Antes de postar, veja os tópicos existentes e utilize a ferramenta de Pesquisa/Busca para verificar se já não foi aberta a discussão para o assunto.
Avatar do usuário
d780
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 415
Registrado em: 23 Abr 2010, 12:45
Localização: SP - Brasil
Receptor:: Todos

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor fnandoj » 23 Nov 2012, 10:49

valeu d780... tenho mais algumas dúvidas, só que vou fazer um lá em Lnb - Diseqcs - Antenas, acho que é o lugar mais apropriado..
Sobre o Diseqcs acho que entendi, ele serve pra você ligar dois ou mais LNBFs a um receptor por um cabo só.. você liga por exemplo 4 lnbf (cada um apontado para um satélite diferente) a chave diseqc, a qual possui uma saída que você liga ao receptor, daí é só configurar no receptor o satélite correspondente a cada entrada, certo?

Agora tenho que descobrir qual lnbf ta na minha antena, ta chuvendo muito aqui pra ir na telha, mas creio eu que seja um banda c antigo, provavelmente vou ter que troca-lo.

Obrigado.
fnandoj
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Nov 2012, 10:58
Receptor:: Hd Duo S3 + Net 3

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor JP10 » 27 Dez 2012, 17:04

1° desculpem se for o lugar errado para a postagem, caso seja podem excluir!

Sou leigo nesse assunto.
Desejo comprar um receptor que dê menos trabalho possivel, é para instalar na televisão do meu velho!
Um receptor que esteja conectado a internet e não precise de constantes atualizações, que pegue uma variedade de canais, tanto abertos como fechados (claro)!
Quanto a antena ainda irei comprar de acordo com a dica de algum colega, levando em conta de que não quero gastar muito!
Ouvir um colega dizer que tinha um ( azbox ) e que apenas ele o tinha conectado a internet ( além de a uma antena s.k.y) por um cabo de rede e tinha disponivel uma infinidade de canais, foi ai que resolvi pesquisar!

Desde já grato.
JP10
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Dez 2012, 16:52
Receptor:: Box

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor danilo soares » 06 Jan 2013, 12:20

tenho um show box premium hd plus to sem sinal desde quarta feira ja conversei com um monte de gente sabe e parece que ninguem quer ajudar so querem me vender outro aparelho por isso entrei no forum espero ter feito algo bom ou sei la poder saber um pouco mais ja que nao sei nada
danilo soares
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jan 2013, 12:00
Receptor:: showboxhdpremiumplus

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor Jax7000 » 16 Jan 2013, 14:23

Boa tarde pessoal,
Alguém pode esclarecer minha dúvida ?
Em Votorantim-SP, o sistema de tv a cabo é sem receptor.Eu cancelei minha assinatura porém os canais básicos continuam funcionando.Será que se colocar um receptor "tipo AZ", ele libera os outros canais?
Jax7000
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jan 2013, 12:47
Receptor:: Az Box

Re: É iniciante? Não sabe nada sobre Receptor?

Mensagempor Jax7000 » 16 Jan 2013, 15:18

Valeu Erreip,
Acho que demorei pra enviar e deslogou, acabei enviando sem estar logado.
Obrigado pelas respostas.
Jax7000
Novato
Novato
 
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jan 2013, 12:47
Receptor:: Az Box

Próximo

Voltar para BATE-PAPO- Se nao sabe onde postar escreva aqui

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: ChelseaHD, Force_CH, Google Feedfetcher, lucasyori e 23 visitantes